Mostra de Documentários. PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 16 February 2012 23:37

PROGRAMAÇÃO MOSTRA DE VÍDEO-DOCUMENTÁRIOS

Oralidades na Amazônia

Sessões:

TARDES: DIAS 27, 28 e 29 SESSÕES PROGRAMADAS: 14 às 18 hs.

MANHÃS: DIAS 28 e 29 SESSÕES A LA CARTE: 09 às 12 hs.

LOCAL: LABORATÓRIO DE HISTÓRIA,

(aulas pós-graduação em História, próximo Auditório Basico-I)

Sessões

 

Título 1: MULHERES, MÃES E VIÚVAS DA TERRA: SOBREVIVÊNCIA DA LUTA, ESPERANÇA DE JUSTIÇA (25 minutos. Ano 2009.  Marabá/PA)

Autor: Evandro Medeiros

Sinopse: O documentário “Mulheres, Mães e Viúvas da Terra: Sobrevivência da Luta, Esperança de Justiça”, traz o caso de diferentes mulheres cujas histórias de vida se encontram com as histórias de luta pela terra no Sul e Sudeste do Pará, em meio a dor, lágrima e luta pela sobrevivência, em seus diferentes significados e circunstâncias, após perderam esposos, irmãos e filhos assassinados pelo latifúndio. Trabalhando com relatos de Dona Geraldina e Luzia Canuto [viúva e filha de João Canuto], Dona Joelma [viúva de Dezinho] e Dona Marina [viúva de Zé Pretinho], o documentário é inspirado na obra "Viúvas da Terra - Morte e Impunidade nos Rincões do Brasil

 

Título 2: BOM JARDIM: MEMÓRIAS, LUTAS E IDENTIDADE (15 minutos. Ano 2010. Santarém/PA)

Autora: Cláudia Laurido Figueira

Sinopse: O documentário narra a trajetória histórica dos moradores de uma comunidade rural, denominada de Bom Jardim, localizada em Santarém do Pará, que na década de 1990 se auto determinou quilombola no contexto dos encontros das “Raízes Negras” articulados por lideranças do Movimento negro urbano e quilombos do Baixo Amazonas. A filmagem realizada no local, busca valorizar o testemunho de antigos moradores e lideranças  que participaram da articulação do movimento quilombola em Bom Jardim.

O documentário tem no testemunho oral dos moradores a sua principal fonte de pesquisa, objetivando traçar o itinerário da luta quilombola em Bom Jardim e o significado que estes atribuem ao movimento, por isso, valoriza-se as vozes desses sujeitos históricos, suas histórias e suas lutas pela titularização da terra, entendida como “terra de herança”.

 

Título 3: MEMÓRIA INSONE (14min. Ano 2007. Castanhal/PA)

Autor: José Victor Neto

Sinopse: O filme trata do cotidiano e das relações de trabalho de um grupo de vigias noturnos, atuante no centro da cidade de Castanhal. Os referidos vigilantes, devido às circunstancias de sua atividade profissional, passam as noites contando estórias uns aos outros, como forma de se manterem acordados durante as madrugadas. A temporalidade invertida entre dia e noite, e o tédio que marca esta segunda, possibilitam a emergência de diversas histórias, dos mais recônditos cantos da memória.

Vencedor do 1º Concurso de Curtas-Metragens da Fundação Cultural do Município de Castanhal – FUNCAST

 

Título 4: UM RODO NA BEIRA DO RIO (16 minutos. Ano 2011/2012. Sena Madureira/AC)

Autora: Joana de Oliveira Dias

Sinopse: O vídeo documentário “Um rodo na beira do rio” traduz os intercâmbios vivenciados no mercado municipal às margens do Rio Iaco, no município de Sena Madureira-AC, a partir das memórias e representações de homens, mulheres e crianças que diariamente circulam naquele espaço.As cenas observadas sistematicamente no mercado da cidade e todo seu entorno, como o vai e vem das catraias, o “bate-papo” nos armazéns e nos bares, o ir e vir do batelão com pessoas, cartas e mercadorias, o subir e baixar do rio, os diversos falares, cheiros, sons e silêncios produzidos pelos inúmeros sujeitos sociais no cotidiano deste espaço criam um cenário com personagens, figurinos e enredo próprios.Mais do que isso, essa opção pelo mercado, a beira do rio e suas memórias constitui-se numa escolha política e metodológica ao entender que esse quadro permite tecer relações sobre a história e a cultura das cidades ribeirinhas das Amazônias. Assim, o desvelar dessas lembranças traz à baila significações e sentidos cotidianamente silenciados ou renegados pela história e discurso oficiais.

 

Título 5: TODO DIA É DIA DE FEIRA NA TERRA FIRME (15 minutos. Ano 2011. Belém/PA)

Autor: Ponto de Memória do bairro da Terra Firme

Sinopse: São coletadas e exibidas falas de pessoas envolvidas diretamente no cotidiano da feira do bairro da Terra Firme como feirantes, vendedores ambulantes, pequenos comerciantes e consumidores, destacando este espaço como essencial na dinâmica deste lugar.

 

Título 6: RITMOS, CORES E ROSTOS DA TERRA FIRME (15 minutos. Ano 2011. Belém/PA)

Autor: Ponto de Memória do bairro da Terra Firme

Sinopse: breve síntese do panorama cultural do bairro da Terra Firme mostrando as atividades, grupos e organizações que lidam com a cultura por meio de diferentes expressões socioculturais

 

Título 7: FILHOS DA TERRA (18 minutos. Rio Branco-AC)

Autor: Emilson Ferreira

Sinopse: A diáspora acreana, sobreviventes da seca nordestina, que foram “convertido em seringueiro anônimos nas florestas do Acre” Hardman(2009, p.69); mais uma vez foram  expulsos de terras brasileiras, pelo progresso, que  transformou seringais em fazenda de criação de gado. Buscaram refúgios na floresta  boliviana, lá reconstituíram suas vidas, formaram famílias, continuaram a ser eles mesmos no inferno verde, na terra que os aprisionam, no progresso que continua a os esquecerem, que os privam do direito à saúde, à escola, à cidadania. Agora é  a vez do governo  nacionalista de Evo Morales, que durante  campanha eleitoral, prometeu fazer a reforma agrária, amparado pela constituição boliviana, a  qual  não permite que estrangeiros tenham terra naquele país. Assim, sofrem ameaças de serem expulsas da Bolívia famílias de seringueiros brasileiros, que vivem na faixa de fronteira de 50 km com o Brasil.

 

Título 8: MOLDANDO IDENTIDADES ATRAVÉS DA ARGILA (19 minutos. Ano 2010. Icoaraci/PA)

Autora: Telma Saraiva

Sinopse: O documentário Moldando Identidades através da Argila, conta um pouco da história da cerâmica artesanal do bairro do Paracuri em Icoaraci, Distrito de Belém, e aborda um dos principais temores dos artesãos: A falta de aprendizes que ameaça a continuidade desta tradição ceramista.(Projeto contemplado pela Fundação Nacional de Artes-FUNARTE, no Edital Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre as Interfaces dos Conteúdos Artísticos e Culturas Populares)

 

Título 9: UBÁ, UM MASSACRE ANUNCIADO (25 minutos. Ano 2006. São Domingos do Araguaia/PA)

Autor: Evandro Medeiros

Sinopse: Vídeo produzido por ocasião do julgamento do fazendeiro mandante do assassinato de trabalhadores rurais no Massacre da Fazenda Ubá, ocorrido no município de São Domingos do Araguaia em 1985. Relata a história do massacre contada 21 anos depois por sobreviventes e testemunhas da violência cometida por pistoleiros no assassinato de Zé Pretinho, lider dos posseiros que ocupavam a Fazenda Ubá. Vídeo utilizado como instrumento de mobilização e sensibilidade da sociedade paraense para atenção com os casos de violência no campo.

 

Título 10: BRINCADEIRA DE MESTRE (20 minutos. Ano 2004/2005. Icoaraci/PA)

Autor:Movimento da Vanguarda da Cultura de Icoaraci -MOVA-CI

Sinopse: São mostradas festas e manifestações da cultura de Icoaraci realizadas principalmente no carnaval, na quadra junina e festivais como os do Dia do Folclore e da Mostra de Cultura de Icoaraci. Durante a mostra acontece um grande cortejo que passa pelas ruas do distrito, reunindo boi-bumbá, cordão de pássaro, escola de samba. O documentário mostra também como eles fazem aquela brincadeira.

 

Título 11: CABELO SECO NO ENCONTRO DOS RIOS (12 minutos de duração. Ano: 2008. Marabá/PA)

Autora: Joseline S. Barreto Trindade

Sinopse: Em alguns livros de história de Marabá está registrado que quando o comerciante maranhense Francisco Coelho chegou ao pontal (foz do rio Itacaiunas com o Tocantins) próximo ao burgo Itacaiunas, resolveu construir seu barracão que denominou de Marabá, referencia ao poema do escritor, também maranhense, Gonçalves Dias. O barracão definiu os marcos do bairro pioneiro de Marabá, que recebeu o nome de “seu fundador” Francisco Coelho. Mas, ficou, posteriormente, conhecido como Cabelo Seco, denominação que diz respeito entre outras narrativas, “ao cabelo cri, cri das moças que viviam no meretrício”. Em 2007, desenvolvemos no bairro Cabelo Seco, as oficinas do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), que resultou no Fascículo 21 Bairro Cabelo Seco e no documentário “Cabelo Seco no Encontro dos Rios.” Nesse “diálogo de saberes”, ouvimos muitas histórias da cidade de Marabá: o seu surgimento, sua trajetória, as expressões culturais, manifestações religiosas, relações sociais, bem como, a apaixonada relação dos moradores com os rios Itacaiúnas e Tocantins, reflexo da vida cotidiana das lavadeiras; das “mulheres felizes”; dos “soldados da borracha”; dos castanheiros; pescadores; barqueiros; parteiras; curandeiras; crianças. Expressões de desejos, sonhos, diversão e chegadas que iremos conhecer um pouco mais por meio das histórias do bairro.

 

 

Chamada para Mostra de Vídeo Documentário Amazônicos

A Comissão Organizadora convida a todos que trabalham na pesquisa/produção de vídeos/Filmes documentários a submeterem seus trabalhos para a Mostra de Vídeo Oralidades na Amazônia, sala especial do evento, conforme as especificações desta chamada.



TEMA

O tema Tempo presente e Oralidades na Amazônia, abrange pesquisas e reflexões nas diversas áreas de conhecimento das Ciências Humana sejam elas de caráter político, cultural, artístico ou social.

O processo de recebimento e avaliação das obras ficará a cargo de comitê específico.



MODALIDADES E DIMENSÕES

Os trabalhos aprovados para a Mostra de Vídeos deverão ser apresentados nos seguintes formatos:

Filmes/Vídeos em DVD NTSC
Duração: até 25 minutos


ENVIO DAS OBRAS

Poderão submeter filmes/vídeos todos que queiram participar, desde que sejam da Região Pan-Amazônica.


Os trabalhos deverão ser submetidos por meio de envio de 02 (dois) dvds pelos Correios até dia o 07 de março de 2012 (data de recebimento).


Os dvds deverão ser acompanhados de 01 (um) cd com os seguintes dados sobre o vídeo/ filme: ficha técnica, sinopse, biografia resumida do diretor da obra, e de uma foto em 300 DPI do trabalho.


As informações constantes em referido cd deverão ser enviadas tanto pelos Correios (acompanhando os dois dvds) como também para o email This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it ou This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it , até as 24 horas (horário de Brasília) do dia 07 de março de 2012.

O material enviado para a seleção não será devolvido.


Endereço para envio pelos Correios:

I Congresso Pan-Amazônico e VII encontro da Região Norte de História Oral do Tempo Presente & Oralidades na Amazônia

MOSTRA DE VÍDEO: ORALIDADES NA AMAZÔNIA

LABORATÓRIO DE HISTÓRIA/IFCH -UFPA
Av. Augusto Correa, s/n
Bairro: Guamá
CEP: 66075-110
Cidade: Belém
UF: PA

Last Updated on Saturday, 24 March 2012 20:03